OBJETIVO:
O Programa é destinado a desenvolver habilidades efetivas na observação de pessoas e coisas para efeito de gerenciamento e supervisão do pessoal em condutas voltadas para a excelência em SMS. O treinamento busca enfatizar o processo de observação e abordagem comportamental de forma motivadora e positiva com aplicação técnicas adequadas.
PÚBLICO ALVO:
Destina às Lideranças de modo geral em todas as áreas de atuação da empresa, compreendendo Gerentes, Coordenadores, Supervisores, e profissionais de SMS.
CARGA HORÁRIA:
Com duração de 08 (oito) horas, incluindo intervalos de 15min para Coffee Break (manhã e tarde) e 1 hora de almoço.
METODOLOGIA:
De forma motivada e participativa, vem inteirar os participantes com uma estruturada e sistemática abordagem para o gerenciamento de SMS, explicando as técnicas comprovadas em conduzir a observação e abordagem de forma significativa no ambiente de trabalho. O programa utiliza exercícios interativos, auxílio visual, discussões em grupo e experiência de campo em conformidade com o módulo de aprendizagem, oferecendo instruções vitais para o reconhecimento e eliminação das situações que possam apresentar um potencial de acidente. Deverá ser reservado/escolhido o campo de trabalho para os participantes aplicarem na prática suas novas técnicas de observação e abordagem junto com o instrutor. O treinamento é limitado em 15 participantes por sessão para melhor resultado e menor impacto no campo de trabalho por parte dos observados. Um coordenador local deve ser designado para propiciar as facilidades e agendar o treinamento em campo acompanhando o instrutor e equipe nos trabalhos práticos.
Para priorizar a sessão de treinamento, o coordenador do cliente deve fornecer informações de apoio básicas ao consultor para uma revisão. Esta informação irá ajudar o consultor a entender qual o nível de SMS da empresa, e auxiliá-lo a adequar o programa. Informações necessárias: Estatísticas dos acidentes dos últimos três anos; Estrutura do SMS e da empresa e Resumo dos atuais métodos de SMS aplicados.
PROGRAMA:
Discussões dos aspectos essenciais dos objetivos do gerenciamento em SMS; Introdução para a promoção das técnicas de auditoria; Utilização de situações de trabalho que proporcionarão um guia para o reconhecimento de atos inseguros e situações de risco; Exercícios interativos e instruções em como se deve falar com o funcionário sobre aspectos de SMS para o progresso do trabalho; Planejamento de atividades em campo e execução; Análise e avaliação em sala das observações e técnicas aplicadas em campo, comparando os índices com as estatísticas atuais e definindo tomada de ações.