Análise de Risco de Processos – ARP

0

OBJETIVO

Estabelecer os conceitos de Análise de Risco de Processo (ARP), em conformidade com os melhores sistemas de Gerenciamento de Processo. Utilizando uma apresentação de reforço à gestão sistêmica dos riscos, com clareza na definição de atribuições e responsabilidades, dentro de um sistema estruturado de técnicas de Análise de Riscos, orientando seu uso seletivo e objetivo. Apresentar e discutir as principais técnicas, enfatizando vantagens e limitações, abrangência em ARP, profundidade e aplicação prática, exercitando as técnicas efetivamente com prática de casos da própria planta para o desenvolvimento na matéria.

PÚBLICO ALVO

Alta e Média Liderança de Planta, em especial áreas com novos projetos, modificações ou ampliações. Membros do Subcomitê de ARP da Unidade. Engenheiros e técnicos das áreas de operações, processo, engenharia / projetos, instrumentação e controle, Laboratório e Profissionais de SMS.

CARGA HORÁRIA

Com duração de 16 (dezesseis) horas, incluindo intervalos de 15min para Coffee Break (manhã e tarde) e 1 hora de almoço. O treinamento deve ser ministrado em dois dias consecutivos.

METODOLOGIA

O trabalho é estruturado para a ARP, em termos de gestão de SMS dentro do Sistema de Gerenciamento de Processo, efetuando análises de riscos com técnicas adequadas e consagradas dentre as selecionadas segundo o contexto do objeto da ARP, de forma que obtenha consenso para as ações de gestão, em termos de aplicações eficazes no controle de riscos.

PROGRAMA

Visão geral – Elementos de ARP – Revisão Periódica das ARP’s – Desativação gradual de instalações – Camadas de proteção independentes – Planejamento, Preparação e Condução de ARP – Diagrama lógico das técnicas de Análise Preliminar de Riscos – Etapas básicas de APR – Uso de planilha de APR – Exemplos ilustrativos de APR – estudos de riscos e operabilidade (HAZOP) – Procedimento de ARP (HAZOP) – definição dos nós do processo – Procedimento de revisão de riscos de processo – Outros riscos levantados – Sumário das recomendações – Análise de Modo de Falhas (AMFE) – Técnica E-Se/Lista de verificação (“what-If / Check List”) – Análise Arvore de Falhas – Símbolos da Análise Arvore de Falhas – Construção da Árvore de Falhas – Processo de quantificação – Modelos de vulnerabilidade.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here