A Organização somente consegue alcançar os patamares da excelência quando as lideranças reconhecem e entendem o seu papel de Guardião dos Valores de SMS, como modelo para todos os demais sistemas da empresa. A responsabilidade em SMS deve ser incorporada em sua matriz de atribuições, numa vivencia coerente para que transmitam a cada elemento da organização e assim conseguir que os mesmos:
- Reconheçam claramente o discurso estratégico da empresa em SMS e de modo consciente defendam seus conceitos no cotidiano junto a família, amigos e colegas de trabalho.
- Assumam os Valores em SMS, não como primários da organização, mas como parte integrante em sua vida, tomando ações em direção a melhoria da sociedade.
- Passem aos órgãos de fiscalização e entes reguladores as informações da organização e estes as utilizem como exemplo para outras.
- Vivam numa conduta de boas praticas a fim de que os meios de comunicação naturalmente os tome como informação positiva quando o tema entra em questão ou se torna noticia.
A responsabilidade em SMS é mais que uma conquista da Organização. É uma forma natural de aceitar como parte de sua responsabilidade social, a prevenção de perdas e a manutenção de um ambiente seguro e saudável garantindo a perpetuidade do negócio. O melhor caminho a seguir é educar, capacitar, comprometer as Lideranças com as questões de SMS, estimular e aplicar o reconhecimento em todos os níveis como sistema de conseqüência no desempenho em SMS, valorizando as boas práticas e resultados obtidos perante toda a organização.
Nesta linha de atuação os nossos Treinamentos para Líderes busca capacitá-los para atuarem como agentes capazes de liderar e motivar numa visçao coerente com todas as demais ferramentas do Sisteam de Gestão. Os resultados alcançados conferem melhor custo benefícios a toda organização. Recomendamos a verticalização piramidal dos treinamentos, partindo do topo para a base, a fim de incoporar a cultura da interdependência e facilitar o aprendizado alinhando teoria e prática em todos os níveis da organização.